Parabéns! Após meses de trabalho e pesquisa, você finalmente criou sua loja online e está pronto para vender o produto que foi seu projeto de sonho por muitos anos. Vamos supor que este produto sirva para marcar caixas; é novo e inovador, possui um design elegante, é fácil de usar e oferece uma boa relação custo-benefício. O único problema é que seus usuários não estão cientes de sua existência.
Existem várias maneiras pelas quais você pode promover sua loja e seu produto, e nem todas exigem campanhas de marketing em larga escala que demandam muito tempo e pesam no bolso. Na era do marketing digital, você tem todas as ferramentas necessárias para elaborar uma estratégia de promoção altamente assertiva e econômica, que não apenas aumentará as vendas, mas também fortalecerá sua marca.
Aqui estão cinco maneiras simples e eficazes de promover seu produto online.
Criar uma página exclusiva para o seu produto é uma das melhores maneiras de promovê-lo. Tudo o que você precisa fazer é comunicar esse endereço exclusivo da página de produto em toda a sua comunicação para garantir que todo o tráfego seja direcionado para a página do produto. Isso também ajudará você a entender qual campanha está gerando os melhores resultados, trazendo o maior tráfego possível.
Para captar mais valor, você pode garantir que sua marca apareça em todos os aspectos de sua página de produto e, desta forma, comuniquem algo sobre a sua marca. Isso inclui também o seu nome de domínio, que é o endereço do sua loja na Internet. Em vez de usar um nome de domínio genérico, escolha um endereço exclusivo e relevante – um que ajude seu produto ou negócio a se destacar e a brilhar em toda a sua comunicação.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é registrar seu nome de domínio em uma extensão de domínio contextual e que reforça o seu negócio, como .store. A palavra “store” (‘loja’ em português) implica um local onde você vai fazer uma compra. O nome do seu produto seguido pela extensão de domínio .store estabelecerá, para o usuário, uma associação imediata entre o seu site e uma loja onde pode comprar o produto que está procurando.
Por exemplo, a gigante do comércio eletrônico Amazon fez isso com um de seus principais produtos, o Kindle (www.kindle.store).
Para promover seu produto, você precisa estar onde está seu público. No mundo virtual, a maior parte da audiência está nas mídias sociais. Segundo relatos, o número de pessoas que usam as mídias sociais é de cerca de 3,2 bilhões. Isso é aproximadamente 42% da população do mundo!
No entanto, há mais trabalho nas mídias sociais do que apenas criar uma publicação atraente em torno do seu produto, postar e aguardar para ver o que acontece. Você deve começar identificando os canais em que seu público é mais ativo. Por exemplo, se você é uma loja de roupas ou decoração de casa, faz sentido estar ativo no Instagram e no Pinterest que são plataformas mais visuais e direcionadas a interesses desse tipo.
Em seguida, você precisa encontrar a hora do dia em que seu público está mais ativo. Plataformas como o Facebook e o Instagram possuem análises e estatísticas que apresentam essas informações-chave sobre as características demográficas e comportamentais do seu público. Use-as para personalizar e planejar suas postagens para obter o melhor resultado possível.
Além de criar e compartilhar ótimos conteúdos, você também deve usar ferramentas para monitorar o engajamento com suas postagens e criar estratégias para suas próximas campanhas de acordo com o aprendizado de campanhas anteriores. Por último, mas não menos importante, seja proativo como marca no envolvimento com seu público, respondendo aos comentários dos usuários, revisando seus likes e compartilhamentos dos posts.
Em 2019, quase 290 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos. Estima-se que esse número atinja os 345 bilhões (aproximadamente) em 2023.
Se você tem um produto que deseja promover, o email marketing está entre as maneiras mais simples, diretas e eficazes de fazê-lo. A melhor parte dos e-mails é a facilidade com que você pode personalizá-los sem precisar escrever cada um individualmente.
No que diz respeito à lista de cadastrados, você pode facilmente monitorar o comportamento de compra e a navegação dos usuários ao enviar e-mails relevantes de acordo com o seu perfil. Você pode criar trilhas de e-mails automatizados a serem enviados em horários específicos, incentivando os usuários a conhecer e comprar seu produto.
Por exemplo, depois que um cliente faz uma compra no seu site, você pode enviar um e-mail agradecendo a compra e oferecendo mais informações sobre o produto. Da mesma forma, se uma pessoa abandonou o carrinho de compras, você pode enviar um e-mail de lembrete para que possa concluir a compra e ainda oferecer um desconto como incentivo adicional.
Outra maneira de promover seus produtos e também se envolver de forma relevante com seus usuários e clientes é através de newsletters. Elas podem transmitir informações sobre seus produtos, sua empresa, promoções, além de outros conteúdos relevantes, como notícias ou tendências do setor.
Resolver problemas claros das pessoas é uma das melhores maneiras de apresentar seu produto e convencer seu usuário a comprá-lo. Por exemplo, uma jovem preocupada com estilo comprará um vestido floral amarelo no verão porque está na moda para essa estação em particular. O que o torna moderno e relevante? O fato de a maioria das revistas de estilo de vida e blogueiros de moda promoverem cores vivas e estampas florais no verão.
As pessoas estão sempre procurando por conteúdo que as ajude a encontrar produtos adequados, e os profissionais de marketing mais experientes usam essa oportunidade para resolver problemas e destacar seus produtos. Conteúdo relevante, envolvente e bem elaborado pode educar as pessoas sobre o que você está oferecendo. Também pode ser usado para criar a percepção e a personalidade desejadas para a marca, com as quais seus clientes-alvo podem se identificar, o que pode levar seu relacionamento com eles para um nível mais alto.
Existem vários tipos de conteúdo que você pode usar para promover seus produtos, dependendo da natureza do produto, do público-alvo alvo e da mensagem que você está tentando comunicar. Por exemplo, você pode criar:
O vídeo está entre os formatos de conteúdo mais atraentes e versáteis atualmente, e pode ser facilmente compartilhado em diferentes plataformas. É por isso que quase 89% dos profissionais de marketing de vídeo dizem que o conteúdo de vídeo oferece um bom retorno sobre o investimento (ROI) e 83% afirmam que isso os ajuda a gerar novos leads. Várias grandes marcas como a Nike usam conteúdo de vídeo para impulsionar sua marca.
Os concursos chamam a atenção e são divertidos. Oferecem aos usuários a oportunidade de interagir com você e experimentar seu produto.
Planejar um concurso que promova seu produto requer pesquisa e planejamento meticulosos. Ele precisa ser implementado no local e hora certos, usando os canais certos. Por exemplo, um concurso que premie os vencedores com uma assinatura gratuita do seu software com todas as funcionalidades durante três meses é uma ótima maneira de envolver e apresentar um cliente em potencial ao seu produto.
A realização de concursos para incentivar as pessoas a experimentar seus produtos é bastante fácil no meio online e não exige muito investimento. A dinâmica do ponto de vista do usuário pode ser algo tão simples como realizar compartilhamentos nas mídias sociais, inscrever-se na na newsletter ou escrever um depoimento que possa ser postado em seu site.
Você pode até dar aos concursos sua própria identidade, criando um endereço de internet exclusivo para eles, usando novas extensões de domínio. Por exemplo, para a sua oferta de software, você pode criar um nome de domínio como www.emailmonkey.store/premios, onde você vai colocar as regras de participação no concurso e fornecer aos visitantes uma prévia do que eles podem esperar ganhar.
A promoção de um produto requer uma combinação de vários recursos e estratégias. As atividades expostas acima têm uma alta probabilidade de gerar resultados interessantes quando planejadas adequadamente e implementadas de forma consistente. Sugerem que você utilize plataformas nas quais a maioria do seu público-alvo gasta uma parte significativa de tempo e oferecem a oportunidade de formar relacionamentos mais sólidos e duradouros com seus usuários e clientes.